Economia

58 brasileiros aparecem na lista dos mais ricos da Forbes

A revista americana Forbes divulga anualmente uma lista com todas as pessoas do mundo com renda superior à 1 bilhão de dólares. Nessa lista aparecem pessoas com capital financeiro mensurável, ou seja, pessoas com fortunas, marcas e empresas com capital em bancos, investimentos e nas bolsas de valores.

No total a Forbes mapeou 5.153 bilionários, entre eles 58 brasileiros e entre os tupiniquins 18 apareceram pela primeira vez na lista. O homem mais rico do mundo, apontado pela revista, foi Jeff Bezos, CEO da Amazon, com uma fortuna estimada em 131 bilhões de dólares. Já é a segunda vez que Bezos encabeça a lista.

Joseph Safra assume o posto de mais rico do Brasil

O maior bilionário do Brasil mudou, o mais rico do país desde 2013 era o investidor, empresário e economista, Paulo Lemann, perdeu o posto para o proprietário do Banco Safra, Joseph Safra, considerado o banqueiro mais rico do mundo, com um patrimônio de US$ 25,2 bilhões.

Brasileiros estreantes

Os brasileiros que entraram na lista pela primeira vez foram: o oncologista Candido Pinheiro Koren de Lima, da Hapvida; seus dois irmãos Jorge Pinheiro Koren de Lima, médico e CEO da companhia desde 2001 e Candido Pinheiro Koren de Lima Junior, vice-presidente comercial e de relacionamento da empresa, membro do conselho.

Alceu Elias Feldmann, fundador da empresa de fertilizantes Fertipar; Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan. Ricardo Villela Marino e Rodolfo Villela Marino, netos do fundador do banco Itaú, Eudório Libânio Villela e; Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza também entraram na lista.

Outros estreantes foram os quatro irmãos da família Feffer, da companhia de papel e celulose Suzano: Daniel Feffer, vice-presidente, David Feffer, membro do conselho, Ruben Feffer, pianista (único que não faz parte do conselho) e Jorge Feffer, membro do conselho. Paulo Setubal Neto, filho mais velho do Olavo Setubal, que detém mais ações da Itaúsa do que seus sete irmãos, apareceu na 1.605ª posição.

Joesley e Wesley Batista, da JBS; Samuel Barata, proprietário de mais da metade da rede de drogarias DPSP (segunda maior rede do Brasil); a herdeira de Amador Aguiar, fundador do Bradesco, Maria Angela Aguiar Belliza e; Pedro Grendene Bartelle, cofundador da gigante calçadista Grendene e dono de 14% das ações da empresa na bolsa fecham a lista de estreantes.

Matérias relacionadas