Notícias

Alunos da UFG desenvolvem tinta ecológica

O projeto dos alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi chamado de “tinta de solo” e promete desenvolver uma tinta ecológica feita com água, cola e terra. O produto promete ter alta durabilidade e pode custar quatro vezes menos que o convencional, o material será utilizado por pessoas que não têm condições de investir em pinturas profissionais para suas casas.

Ao todo são mais de 30 cores diferentes e em nenhuma delas foi inserida pigmentação, as cores variam de acordo com a cor do solo de onde a terra foi retirada. A tinta é feita a partir da diluição de cola em água e, em seguida, mistura-se a terra, que antes precisa ser peneirada. O material não tem cheiro e tem prazo de validade de até dois meses.

Segundo os desenvolvedores do produto, a principal função da tinta é proteger a alvenaria e pode ser utilizado também em áreas externas, pois não sai com a água da chuva e nem desbota com o sol. Os estudantes também realizam um trabalho social ao levar a “receita” nas casas dos moradores de comunidades carentes de Goiânia.

Matérias relacionadas