Notícias

Anatel está bloqueando celulares piratas

Em janeiro do ano passado a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que iria bloquear celulares piratas por todo o país. Em 22 de fevereiro, ainda em 2018, os bloqueios começaram a acontecer. De lá para cá os aparelhos falsificados, ou importados e sem certificação da Anatel, de 11 estados mais o distrito federal estão ficando inoperantes.

Ontem (24), a área de bloqueio foi expandida para outros 15 estados brasileiros. Ao todo 244.217 aparelhos foram bloqueados na primeira etapa do projeto, nomeado como Celular Legal. Em todo o país já foram enviadas 531.446 mensagens de aviso a celulares irregulares até o momento.

Como posso saber se o meu celular está irregular?

Segundo a Anatel, para saber se o celular é certificado pela agência basta procurar o selo da Anatel, no carregador ou no verso da bateria. Também é recomendado verificar o IMEI para confirmar a certificação. A aprovação é feita ao comparar o número impresso no certificado com o número que aparece ao discar *#06#.

Bloqueio por estados

  • Em Goiás e no Distrito Federal as mensagens começaram a ser enviadas em 22 de fevereiro de 2018.
  • Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina em 23 de setembro.
  • Os demais estados (Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe) começaram a ser bloqueados ontem.

Matérias relacionadas