novembro 18, 2019
Saúde

Anticoncepcional masculino

Cientistas americanos anunciaram na última terça-feira (26) que um anticoncepcional masculino passou nos testes iniciais de segurança humana. Pesquisadores da Universidade de Washington e da La BioMed estão na dianteira dos estudos. Atualmente, os únicos métodos contraceptivos para os homens são preservativos e vasectomia.

A nova pílula está sendo desenvolvida para ser consumida uma vez ao dia, assim como a maioria dos medicamentos femininos, e contém hormônios desenvolvidos para impedir a produção de espermatozoides. Apesar do avanço, os testes laboratoriais indicam que esse anticoncepcional pode demorar mais de uma década para chegar ao mercado.

A pílula feminina chegou ao mercado em 1960 e foi considerada uma revolução no controle de natalidade. As preocupações dos cientistas quanto ao medicamento masculino estão ligadas à garantia de que a diminuição na produção dos espermatozoides não comprometa a ereção e não diminua o desejo sexual dos homens.

Cientistas de Washington estão otimistas quanto aos seus resultados.O novo medicamento já foi testado em 40 homens e os resultados foram promissores. “Nossos resultados sugerem que esta pílula diminuirá a produção e espermatozoides preservando a libido” afirma Christina Wang, uma das médicas pesquisadoras envolvidas no estudo.

Matérias relacionadas