novembro 18, 2019
Política

Apuração das eleições 2018 em Nerópolis

A 54ª Zona do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO) apurou os votos dos mais de 28 mil eleitores que compareceram às urnas nos municípios de Nerópolis, Nova Veneza e Petrolina de Goiás no dia 07 de outubro. A contagem terminou por volta das 21h30 por causa de problemas em algumas urnas eletrônicas mais antigas (de 2009) utilizadas nas eleições 2018.

O voto do neropolino refletiu bastante os anseios de todo o país, ficando a porcentagem de votos bem próxima àquela encontrada em quase todas as regiões. Para presidente Jair Bolsonaro chegou aos 56,27%, enquanto Fernando Haddad obteve 23,78% dos votos válidos. Se as eleições fossem apenas aqui, Ronaldo Caiado também teria sido eleito com 60,15% de apoio da população.

Para o cargo de senador os dois candidatos que vão assumir uma vaga no dia 1º de janeiro de 2019 também foram os mais votados em nosso município, Vanderlan Cardoso com 30,14% dos votos e Jorge Kajuru com 28,74%. O que surpreendeu foi a quantidade de pessoas que não compareceram às urnas, 5,2 mil, a média de votos brancos e nulos superior à 3,4 mil e a pulverização de votos para deputado estadual, 356 candidatos receberam votos em Nerópolis.

Já entre os deputados federais, os três mais votados em Nerópolis foram Francisco Júnior com 1.693 votos, Delegado Waldir com 1.333 e Dr. Zacarias Calil com 825 votos. A candidata Giszelle Pessoa, residente em Nerópolis, conseguiu 478 votos. Para deputado federal o ex-prefeito Fabiano Luiz foi o mais bem votado, com 5.111 votos seguido pelo candidato apoiado pelo prefeito Gil Tavares, Talles Barreto, com 1.909 e, em terceiro lugar ficou o ex-prefeito de Nova Veneza Luiz Stival, com 611 votos. O candidato Weber Martins, ex-vereador de Nerópolis, aparece em 14º lugar com 104 votos e o Dr. Antônio, médico que atende em nosso município e candidato à reeleição alcançou o 5º lugar, com 371 votos.

A Juíza da 54ª Zona Eleitoral do TER-GO, Dra. Lucia Carrijo acompanhou de perto todas as etapas do processo eleitoral, desde a instalação das urnas nas Seções Eleitorais à apuração dos votos no Cartório Eleitoral. O promotor de justiça Dr. Daniel Parreira fiscalizou de perto a lisura, segurança e eficácia do sistema eleitoral brasileiro, visitando áreas de votação e o Fórum Dr. Gilvani Pimenta Carneiro durante a abertura das urnas.

Acesse aqui a lista de candidatos eleitos nas eleições 2018.

Acesse aqui a lista dos mais votados em Nerópolis.

Acesse aqui a lista dos mais votados em Nova Veneza.

Acesse aqui a lista dos mais votados em Petrolina.

Matérias relacionadas