Esportes

Avaí garante acesso do Goiás à Série A

Aconteceu nesse final de semana a última rodada do Brasileirão Série B da temporada e os destaques foram: Fortaleza alcança título inédito com três rodadas de antecedência, o CSA que saiu da Série D em 2016 e chegou à Série A em 2019, o Avaí que lutou na última rodada pelo acesso para a elite do Campeonato Brasileiro em confronto direto com a Ponte Preta e o Goiás, único goiano que consegue retornar para a Série A.

Já no lado de baixo da tabela nenhum time conseguiu mudar a situação na última rodada, apenas sacramentaram o rebaixamento para Série C do ano que vem. Paysandu, Sampaio Corrêa e Juventude perderam na 38ª Rodada e o Boa Esporte, lanterna da competição, empatou com o Oeste, mas só chegou a 30 pontos, permanecendo em último colocado.

Na última rodada, o Goiás perdeu por 1 a 0 do Brasil de Pelotas e quase perdeu seu acesso à Série A. O time goiano teve que contar com a ajuda do Avaí que empatou com a Ponte Preta, dando ao Alviverde a ascensão pelo número de vitórias (critério de desempate). Se a Macaca tivesse vencido o Leão na Ressacada poderia ter chegado ao segundo lugar na tabela, deixando o CSA em terceiro e o time catarinense ficaria com a quarta vaga de acesso.

Mas o Goiás não se destacou apenas por ser goiano e conseguir o acesso, ele se destacou esse ano por ter ficado na zona do rebaixamento por boa parte do primeiro turno e conseguiu uma arrancada histórica. Foi o time da zona de classificação com o maior número de derrotas, 14 no total, mas garantiu o acesso graças às 18 vitórias no campeonato, 13 delas no segundo turno.

No fim das contas ficou assim: Fortaleza, CSA, Avaí e Goiás na Série A de 2019 e Paysandu, Sampaio Corrêa, Juventude e Boa Esporte caindo para a terceira divisão. Atlético Goianiense e Vila Nova terminaram a competição em 6º e 7º, respectivamente, e vão disputar a Série B novamente no próximo ano.

Matérias relacionadas