Notícias

Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco

A partir de amanhã (10), todos os boletos, de qualquer valor, inclusive vencidos, poderão ser pagos em qualquer banco. Mudança ocorrerá por meio da Nova Plataforma de Cobrança (NPC) da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), algumas contas já podiam ser pagas desde agosto, a diferença é que foram acrescentados à lista as faturas de cartão de crédito e as doações, que só podiam ser pagas nos bancos que emitiram os boletos.

A Febraban anunciou que a alteração impacta 4 bilhões de boletos processados anualmente no Brasil. A federação explicou também que, caso haja alguma conta sem registro na nova plataforma ainda precisarão ser quitadas no banco de origem, mas que podem ser cadastradas no sistema para futuros pagamentos.

Outro problema que pode ocorrer no início da implantação do sistema é, se houver divergência com a identificação do CPF do pagador, o consumidor terá que pagar exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, pois o mesmo tem condições de checar as informações.

Por determinação do Banco Central os novos boletos precisarão vir com o nome e o CPF do pagador, data de vencimento, valor do documento e autorização do cliente para que a cobrança seja enviada para a residência, além de apresentar todos os detalhes da conta, juros, multas, desconto (caso ocorra).

A NPC torna o processo mais seguro e diminui o risco de fraudes. O comprovante de pagamento também muda, o documento será mais completo, com os mesmos detalhes do boleto: juros, multa, descontos, informações do beneficiário e do pagador.

Matérias relacionadas