Política

Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Com 55,13% dos votos o candidato do Partido Social Liberal (PSL) é eleito o 38º chefe do executivo da República Federativa do Brasil. Aqui em Nerópolis e demais municípios da 54ª Zona Eleitoral do Estado de Goiás o resultado não foi diferente, Jair Messias Bolsonaro despontou como o favorito dos eleitores.

Em nosso município foram 16.347 votos apurados, com 92,38% dos votos válidos e uma abstenção de 5.529 eleitores. O presidente eleito recebeu 65,35% dos votos contra 34,65% de Fernando Haddad. No número de votos brancos e nulos foi de 237 e 1.009, respectivamente, nas 63 sessões eleitorais do município. Veja também os números de Nova Veneza e Petrolina.

As votações e a apuração ocorreram de forma bastante tranquila, apenas a presidente da sessão 76, no Colégio Professor Oscarino, relatou que passou mal e não conseguiu comparecer ao local designado. Na sessão, os eleitores começaram a votar após as 8h30, quando a justiça eleitoral nomeou o 1º secretário como presidente da sessão e convocou, entre os eleitores que estavam na fila, um novo mesário.

Nenhum outro problema foi levantado na 54ª Zona Eleitoral e a apuração terminou antes das 19h, horário estipulado para a divulgação oficial dos resultados. As três urnas que deram problemas no primeiro turno foram substituídas, mesmo as urnas mais antigas, de 2009 e 2010, não apresentaram falhas ou demora durante a contagem dos votos.

No Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Jair Bolsonaro foi eleito com 57.797.466 votos, cerca de 10,8 milhões a mais que Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). Com um grande número de abstenções (21,30%) e votos brancos e nulos (9,57%).

Leia mais sobre a repercussão das eleições presidenciais no Brasil e no Mundo:

Mourão: “Não somos ditadores que chegamos para tomar o país”

Bolsonaro vai convidar Moro para o Ministério da Justiça

Ataque de Bolsonaro à Folha é “acinte à imprensa”, diz Alckmin

Veja quem são os 27 governadores eleitos no Brasil.

Matérias relacionadas