Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe começa amanhã em todo o Brasil

Começa amanhã (10) em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Na primeira fase, a prioridade será crianças entre 6 meses e 6 anos, grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias). A escolha do Ministério da Saúde se deu devido à maior vulnerabilidade do grupo.

Em Nerópolis essa primeira etapa da campanha será realizada na Unidade Básica de Saúde Maria Doralice Lima Pontes, no Parque das Américas. A unidade fica aberta de segunda à sexta-feira, das 8h as 16h45.

No dia 22 de abril a campanha será aberta para os trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores, pessoas em condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos que participem de medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e detentos. A escolha desse grupo segue recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em nota, o Ministério da Saúde destacou que considera “imprescindível” que os grupos selecionados, ainda que já tenham sido vacinados em outras campanhas, recebam uma nova dose esse ano. “O Ministério da Saúde não indica a utilização de vacinas contra influenza com cepas 2018, pois não tem a mesma composição da vacina de 2019”, afirmou.

A orientação dos especialistas é que, indivíduos que apresentam sintomas da gripe evitem sair de casa durante o período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), restrinjam o ambiente de trabalho para evitar a disseminação e restrinjam aglomerações e ambientes fechados.

Além disso, para evitar um período de contaminação muito longo o Ministério da Saúde recomenda utilização de ambientes ventilados, alimentação balanceada e grande ingestão de líquidos (água e bebidas naturais). Na prevenção da doença é preciso a constante lavagem das mãos, a adoção da etiqueta respiratória (espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir).

Matérias relacionadas