Saúde

Como evitar a “marca de pedreiro” após o verão?

A maioria das pessoas gostam de terminar a estação mais ensolarada do ano com uma pele bonita e bronzeada, com marquinha de biquíni ou de sunga. Mas o que acontece com frequência é a odiada “marca de pedreiro” (sem desrespeitar os profissionais da construção civil).

A pele leva de 21 a 28 dias para passar por uma renovação, quando o tom normaliza e podemos voltar a tentar fazer uma marca uniforme. Antes desse equilíbrio de cores é preciso insistir em um cuidado que deveria ter sido tomado antes da exposição que resultou eu uma marca de óculos escuros, camiseta e até do calçado que costuma usar.

A dermatologista, membro da diretoria da Seção Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RJ), Violeta Tortelli, aconselha o uso contínuo de protetor solar. Cada área do corpo se regenera de maneira diferente: as células do rosto se renovam mais rapidamente do que as das pernas, por exemplo.

Como manter a pele saudável

É fundamental deixar a pele sempre hidratada, recomenda-se passar o hidratante sempre após o banho. Cada pessoa deve escolher o produto de acordo com o tipo de pele, lembrando que a pele do rosto é diferente do corpo.

Quanto mais alto for o Fator de Proteção Solar (FPS), melhor para a sua pele. O Escurecimento Persistente do Pigmento (PPD na sigla em inglês) do protetor solar deve ser pelo menos um terço do FPS, ou seja, se o FPS do protetor é 30, o PPD deve ser de 10.

A alimentação também é de suma importância para esse equilíbrio e renovação celular. Alimentos ricos em betacaroteno ajudam a manter um bronzeado bonito, além de diminuir a agressão do sol à pele. Cenoura, mamão e abóbora possuem grande quantidade dessa substância. Recomenda-se também incluir comidas ricas em vitaminas C e E.

Para deixar a pele 100% como o desejado é preciso se consultar regularmente com um dermatologista. Apenas o especialista poderá dar dicas e recomendações para o seu tipo específico de pele.

Matérias relacionadas