Esportes

Copinha completa 50 anos e se consolida como a abertura oficial das temporadas do futebol brasileiro

A Copa São Paulo de Futebol Júnior chega à sua 50ª edição e começa hoje (2), com mais de 3 mil atletas e 128 times nacionais. Além de dar início à temporada 2019 a competição é uma oportunidade para os jovens que sonham em ter um futuro no futebol profissional.

As principais críticas ao campeonato são: pouca qualidade técnica de algumas equipes e alguns jogadores; o elevado número de times participantes na disputa; os horários das partidas e; a falta de prioridade que alguns clubes dão ao torneio.

Em contrapartida as vantagens da Copinha superam as críticas: é abrangente, proporciona oportunidades sociais; revela talentos. Em 2018 o torneio foi o evento esportivo nacional mais buscado na internet e apareceu em 9º lugar entre os assuntos mais buscados pelos brasileiros segundo o Google.

Os times participantes são divididos em 32 grupos com quatro equipes em cada um. Cada grupo tem seus jogos em uma cidade paulista e apenas dois clubes passam para a segunda fase que disputam, em jogo único, uma vaga para a terceira. Os 16 times que se classificam chegam às oitavas de final, quartas, semi e final, ao vencerem as partidas que disputam ao longo das fases.

O Atlético Goianiense, o Trindade, o Vila Nova e o Goiás são os times goianos que estarão na Copinha esse ano e estão respectivamente nos grupos 5, 15, 18 e 31. O Atlético-GO irá enfrentar na primeira fase: Osvaldo Cruz (SP), Mirassol (SP) e Legião (DF). O Trindade pega o Jaguariúna (SP), Flamengo (RJ) e River (PI). Já o Vila Nova irá enfrentar o Paulista (SP), Red Bull (SP) e o Porto (PE) enquanto o Goiás disputa a vaga com o Nacional (SP), São Bento (SP) e Santa Cruz (PE).

A estreia da Copinha será entre o Paulista (SP) e o Red Bull (SP), hoje (2), às 17h15. Em seguida, às 19h15 o primeiro goiano, Vila Nova, entra em campo contra o Porto (PE) e o Ituano enfrenta o Sinop. A disputa que encerra os jogos de hoje será entre o Corinthians e o Capital (TO), às 21h30.

O Trindade enfrenta o Jaguariúna, amanhã às 13:45 e o Atlético-GO e o Goiás também jogam amanhã, no mesmo horário, 16h, o Dragão Campineiro enfrenta o Legião (DF) e o Verdão Goiano encara o São Bento (SP).

Confira a tabela completa no site do Globo Esporte.

Matérias relacionadas