Mercado

Dicas para comprar na Black Friday

A última sexta-feira do mês de novembro já é considerada a quinta maior data do comércio brasileiro. Várias pessoas utilizam o Black Friday para escapar de gastos excessivos no fim do ano, essa data tem atraído muitos consumidores, porém, apesar de oferecer promoções que parecem imperdíveis, muitas lojas podem ludibriar o cliente na hora de finalizar a compra.

Sites desonestos, descumprimentos de ofertas e falsos descontos são as principais dificuldades enfrentadas pelos compradores na data. Para evitar golpes como esses os consumidores precisam conhecer o valor real de mercado do produto que estão procurando. É bom o cliente também ficar atento ao preço do produto no início e no final da compra, pois, ao longo da “negociação” é possível que sejam inseridos outros produtos não desejados para subir o valor.

Outra prática comum na Black Friday no Brasil é a “metade do dobro”, como já ficou conhecida pela população. Várias lojas vão aumentando o preço do produto ao longo dos últimos meses para oferecer um “superdesconto” na data. Essa situação é considerada como propaganda enganosa e é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor.

A Black Friday no Brasil possui um site oficial onde os clientes podem checar todas as lojas participantes e, além disso, podem também consultar o site do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para verificar a lista das lojas que apresentaram problemas nas últimas edições da Black Friday.

Matérias relacionadas