novembro 18, 2019
Saúde

Exame de sangue pode prever câncer de mama 5 anos antes dos sintomas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é o segundo mais comum do mundo. Uma nova técnica, desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade de Nottinghtam, na Inglaterra, garante que um exame de sangue poderia detectar anticorpos desencadeados pelas células cancerígenas cinco anos antes dos exames atuais.

Outros dados levantados sobre essa doença dizem respeito ao fato dela ter a maior taxa de cura dentre todos os tipos de câncer. Esse número é ainda maior quando há o diagnóstico precoce. A lógica do estudo gira em torno da concentração de antígenos produzidos pela concentração de células cancerígenas.

A hipótese dos pesquisadores é que o organismo produz proteínas que agem como antígenos assim que as células cancerígenas aparecem, muito antes de serem diagnosticadas. “Conseguimos detectar o câncer com razoável precisão, identificando esses anticorpos no sangue. Conforme o teste fique mais acurado, abre-se a possibilidade de usar um simples exame de sangue para o diagnóstico precoce dessa doença”, afirmou Daniyah Alfattani, um dos autores do estudo.

Matérias relacionadas