novembro 13, 2019
Cultura

Feira de artesanato e gastronomia em Nerópolis

Ontem (19) aconteceu, na Biblioteca Municipal, uma reunião de esclarecimento e treinamento dos artesãos e cozinheiros que irão trabalhar na Feira da Praça, que vai acontecer na Praça São Benedito, no Centro de Nerópolis, nos dias 8 e 9 de dezembro. Serão 30 metros quadrados com 45 barracas, 23 gastronômicas e 22 de venda de artesanato, com direito à praça de alimentação e shows ao vivo.

Na noite de ontem, o tenente Oliveira, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMG), falou sobre itens de segurança elétrica, montagem das barracas e instalação de sistema de gás (para o comércio de comida), instalação de extintores de incêndio e iluminação de emergência. O CBMG estará com uma viatura e alguns membros à disposição da feira.

Os artesãos e cozinheiros também ouviram uma explicação do José Agnaldo, da Vigilância Sanitária Municipal, que deu dicas e sugestões para a manipulação dos alimentos. Foi entregue uma cartilha com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Estiveram na reunião o prefeito Gil Tavares, o secretário municipal interino de Indústria e Comércio, Flávio Freitas e o secretário de Infraestrutura, Obras e Habitação, Cláudio Macedo. A Prefeitura Municipal irá disponibilizar praticamente toda estrutura para a realização da Feira da Praça: cobertura, instalação elétrica, sistema de gás, extintores de incêndio, mesas, banheiros, cantores, aventais e camisetas de uniforme.

O prefeito falou da importância de se apoiar o pequeno empreendedor, “não é só a grande empresa que gera crescimento econômico e desenvolvimento do comércio local. Assim que o pequeno cresce ele precisa contratar funcionários, gerando mais empregos. A pessoa empregada tem salário e aumenta a circulação de dinheiro dentro do município”, explicou.

A expectativa é que a feira aconteça uma vez por mês durante todos os meses de agora em diante, se tornando uma referência em gastronomia e artesanato em toda a região. Para a coordenadora administrativa financeira do Colégio Estadual Martiniano de Carvalho, Rejane Barbosa, idealizadora do evento e proprietária da Lindas Coisas, a ideia é levar cultura, lazer e empreendedorismo para a Praça São Benedito.

Ela falou ainda do sonho de um dia ter uma vasta clientela, criar uma associação de artesãos e, quem sabe, montar uma loja colaborativa em nossa cidade. Hoje, em Nerópolis, existe um grupo de mais de 60 pequenos empresários e alguns deles terão sua primeira oportunidade de divulgar seu trabalho nessa feira. Uma delas, a “caçulinha” da turma, a jovem artesã de 15 anos, Isabella de Oliveira Leite, vendedora de bonecas de pano e decorações feitas de feltro e EVA.

É importante esclarecer aos visitantes que as barracas que já existem na Rua do Lazer, nas noites de domingo, vão continuar no mesmo lugar e para aqueles que irão comprar na feira poderão pagar com dinheiro ou cartão de crédito.

Matérias relacionadas