Notícias

Instagram sem curtidas?

A rede social começou hoje (17), no Brasil, um teste que oculta a contagem de curtidas nas postagens dos usuários. O objetivo é que “os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”, afirmou a empresa de Mark Zuckerberg.

Com a mudança, apenas o dono do perfil ficará sabendo quantas pessoas curtiram suas publicações. “Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”, disse em nota.

A primeira ideia da nova função aconteceu em abril desse ano e foi divulgada em primeira mão pelo site Fast Company. De acordo com a publicação, a mudança foi baseada na preocupação crescente da contagem de curtidas estar diretamente ligada à saúde mental dos usuários. Os primeiros testes da nova função aconteceram no mês de maio no Canadá.

Mas, já em 2016, o cofundador do aplicativo, Kevin Systrom, havia falado que o Instagram Stories foi desenvolvido justamente para os usuários escaparem do estresse pelo número de curtidas. “Estamos muito animados com os resultados iniciais, mas ainda é preciso estudar ainda mais sobre como isso afeta a experiência do usuário na plataforma”, finalizou a nota explicativa de expansão do teste para o Brasil.

Matérias relacionadas