Esportes

Lene faz homenagem à Pilete

A Liga de Esporte Neropolina e Entorno (Lene) durante a 33ª Taça Cidade, prestou homenagem ao ex-árbitro e “Árbitro Bailarino”, Divino Antônio Ferreira, conhecido como Pilete. Ele já apitou jogos importantes como membro da Federação Goiana de Futebol (FGF) e chegou à aspirante da “Cobraf”, antiga sigla da Confederação Brasileira de Futebol, hoje apenas CBF.

Divino Antônio Pilete, como passou a ser conhecido, nasceu em 5 de outubro de 1960, filho de Antônio Ferreira (Kinca) e Maria José Ferreira (Oscalina) entrou na FGF em 1982 e foi árbitro assistente, seu primeiro jogo profissional, no Estádio Jonas Duarte, em Anápolis, em um jogo entre Anapolina e Vila Nova.

Atuou como árbitro profissional por 21 anos e ficou conhecido como “Árbitro Bailarino” por dançar nos campos quando os jogos estavam monótonos. Ele chegou a ser matéria do Fantástico e no Globo Esporte (Rede Globo) ao lado de Jorge José Emiliano dos Santos, o “Árbitro Margarida”.

Encerrou sua carreira em 2004, por motivos de saúde, apitando o jogo entre Trindade e Monte Cristo pela divisão de acesso do Campeonato Goiano. Fundou uma liga de futebol amador em Nerópolis em 1989, anos depois, em 2002 ajudou a fundar a Lene e em 2012 participou do primeiro conselho da liga da qual foi presidente em 2017.

Hoje, o homenageado é casado com Ilete Amaral, tem dois filhos: Renata e Roberta e dois netos. Além disso ele continua contribuindo com o esporte de Nerópolis fazendo reportagens diretamente dos campos de futebol para o programa Panorama Esportivo e para a Equipe Show do Rádio, da Rádio Líder FM Nerópolis.

Motivo da homenagem

O atual presidente da Lene, Pedro Henrique Soares, falou que o Pilete merece ser homenageado por toda essa história de vida ligada ao futebol e também por ter inspirado vários jovens de Nerópolis que depois viriam a se tornar árbitros, alguns deles atuando profissionalmente hoje em dia.

“Eu mesmo sou grato por ele me levar nas competições amadoras do Estado e se hoje sou da FGF devo a ele que muito me incentivou, a mim e muitos árbitros aqui de Nerópolis. Para mim, o Pilete, é o principal árbitro de Nerópolis”, comentou o presidente da Lene.

Premiação da 33ª Taça Cidade

A liga também apresentou os prêmios da 33ª Taça Cidade. O campeão e o vice-campeã receberam troféus, medalhas e prêmios em dinheiro. Também serão premiados com troféus o artilheiro, o melhor goleiro, o melhor jogador e a revelação do campeonato.

Matérias relacionadas