Notícias

Manoel Viana recebe verba para adaptação estrutural para crianças portadoras de necessidades especiais

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Manoel Rodrigues Viana foi a primeira escola municipal a conseguir uma verba federal de estrutura para escola acessível. A liberação do dinheiro aconteceu em dezembro do ano passado e, depois de muitos esforços, a diretora, Elaine Cristine Lima, anunciou que as obras de adaptação do prédio tiveram início no último sábado, dia 27.

Desde 2007 a escola envia anualmente um levantamento das necessidades da escola. O Sistema Integrado do Ministério da Educação e Cultura (Simec) avalia quais são as escolas que estão passando por problemas maiores no país. Tendo em vista que as adversidades com relação à acessibilidade do CMEI já aconteciam há muito tempo, ela foi uma das contempladas.

O dinheiro veio através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e foi necessário um plano de ação da escola para validar a liberação do mesmo. São R$ 10 mil para a reforma e adaptação estrutural do prédio, que irá utilizar 80% do total e, o restante, será empregado para aquisição de bens permanentes, um notebook adequado para crianças com necessidades especiais.

As obras serão realizadas nos finais de semana para não atrapalhar o aprendizado dos alunos e não conturbar as atividades escolares. Uma empresa foi contratada para execução e aquisição dos materiais necessários na obra. O projeto foi feito pelo engenheiro da Prefeitura Municipal e está totalmente de acordo com as normas estipuladas pela Lei da Acessibilidade.

A diretora ainda externou a vontade de toda a comunidade escolar de “ter um prédio que comporte todas as salas de aula do Manoel Viana, sem precisar espalhar salas em outras escolas do município para atender a demanda”. Mas enquanto esse desejo não se concretiza “o dinheiro será empregado para dar melhores condições para os nossos alunos que mais precisarem da nossa atenção”, concluiu.

Matérias relacionadas