novembro 18, 2019
Saúde

Ministério da saúde alerta para a necessidade de vacinar antes de viajar

Para quem vai viajar é importante estar com a carteira de vacinação em dia. Segundo o Ministério da Saúde o turista precisa se imunizar de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação pelo menos dez dias antes da viagem. É importante dar uma atenção especial às vacinas contra sarampo, hepatites A e B e febre amarela.

Mais de 4 mil municípios são considerados áreas com recomendação de imunização contra a febre amarela. A vacina é oferecida gratuitamente nos postos de saúde e apenas uma dose é suficiente para a proteção para a vida toda.

A vacina contra o sarampo é uma das mais importantes pois há registro de dois surtos da doença só aqui no Brasil. No Amazonas foram registrados 9.724 casos e em Roraima 349, mas também há registros em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal e Sergipe.

Para mais informações consulte também a página de recomendações para os viajantes no site do Ministério da Saúde e também o Calendário Nacional de Vacinação.

Matérias relacionadas