Notícias

Ministra Rosa Weber foi personagem do fim de semana no Brasil

Após várias denúncias entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última semana, a presidente da corte, ministra Rosa Weber, respondeu a todos os assuntos e defendeu a responsabilidade dos magistrados brasileiros e os juízes honram a toga. Confira as principais declarações dela ontem, dia 21, em coletiva de imprensa concedida na sede do TSE, em Brasília.

“Entendemos que não houve falha alguma da Justiça Eleitoral ao que se chama fake news. Todos sabemos que desinformação é fenômeno mundial. Gostaríamos de ter uma solução pronta e eficaz, não temos”. Foi a resposta da ministra com relação à denúncia do Partido dos Trabalhadores (PT) de que empresários pagaram um sistema automático de impulsionamento de informação falsas sobre o candidato Fernando Haddad auxiliando a campanha do Partido Social Liberal (PSL).

“No Brasil, as instituições estão funcionando normalmente e juiz algum que honra a toga se deixa abalar por qualquer manifestação que eventualmente possa ser compreendida como inadequada”, disse Rosa Weber após a declaração de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de que era preciso apenas um cabo e um soldado para derrubar o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Até este momento só tivemos substituídas 310 urnas, que correspondem ao porcentual de 0,06%, considerando um êxito total”, informou a presidente do STE com relação às urnas com defeito no primeiro turno, com relação a alegação de fraudes no processo eleitoral ela afirmou que “as criativas teses que intentam contra a lisura do processo eleitoral não possuem base empírica. Estão voltadas à disseminação rápida de conteúdos impactantes sem o compromisso com a verdade”.

Para completar ela garantiu a lisura do processo eleitoral brasileiro. “A resposta da instituição, ao contrário, há de ser responsável, após análise das imputações. Reafirmo: o sistema eletrônico eleitoral é auditável. Qualquer fraude nele necessariamente deixaria digitais, permitindo a apuração das responsabilidades”, declarou.

Matérias relacionadas