Saúde

Mitos e verdades sobre a depilação à laser

Um dos procedimentos estéticos mais procurados hoje em dia, tanto por mulheres quanto por homens, é a depilação à laser e o fim dos pelos em locais indesejáveis. Mas às vezes o medo de que possa doer e até o preço assustam as pessoas que se interessam pelo procedimento. Muitas coisas são mitos que atrapalham algumas pessoas de utilizar esse método.

Número de sessões

O primeiro ponto é a questão do número de sessões necessárias para eliminar por um grande período de tempo os pelos indesejados. A quantidade varia de acordo com cada pessoa, por isso é preciso fazer uma avaliação prévia. As sessões precisam ser mensais para um resultado mais eficaz e duradouro.

Espessura do pelo

O aparelho de depilação à laser tem afinidade com a melanina do pelo, sendo assim, quanto mais espesso e grosso for melhor e mais rápido será o resultado.

Segurança

O laser é seguro para todos os tons de pele, podendo até clarear a região onde a depilação é feita. Para não causar irritação alguns cuidados precisam ser tomados:

Quem pretende fazer depilação a laser não pode ter feito outros procedimentos, recentes, que retiram os pelos até a raiz (cera, pinça ou linha). O ideal é que se utilize creme depilatório ou lâmina para o lazer atingir a raiz do pelo;

Evite usar roupas apertadas antes e após o procedimento;

Dor

Não é comum sentir dor durante a depilação, o aparelho utilizado possui uma ponteira resfriada, que oferece o máximo de conforto aos pacientes.

Após as sessões é possível que a pele fique sensível, a dica é não utilizar cremes hidratantes e óleos corporais, pois eles podem obstruir os poros, aumentando as chances de irritações ou pelos encravados. No mercado existem diversas opções de produtos pós-depilatórios (cremes, géis e loções).

Resultado

Os resultados começam a aparecer em torno de dez dias após a primeira sessão, pois os pelos crescem mais devagar e já começam a aparecer algumas regiões onde o pelo não nasce mais.

Alguns produtos podem atrapalhar os resultados, é preciso, durante a avaliação identificar o uso de alguns medicamentos e fórmulas que induzem ao crescimento e fortalecimento dos fios.

Após os procedimentos é necessário voltar a hidratar a pele. Além de utilizar os produtos pós-depilatórios é preciso que o paciente consuma bastante água e alimentos hidratantes. Procure evitar também banhos muito quentes e saunas no período de 24 horas após cada sessão.

Tomar sol imediatamente após o procedimento também pode atrapalhar nos resultados, inclusive com o aparecimento de manchas na pele. Um dos principais cuidados com a depilação a laser é se proteger do sol, pelo menos, 15 dias após cada sessão.

Para garantir uma pele mais lisa e livre dos pelos encravados realize uma esfoliação entre as sessões de depilação. Utilizando, é claro, produtos mais suaves durante esse período.

Aline Leonel Estética e Saúde

A biomédica e especialista em Estética Aline Leonel garante os resultados da depilação a laser e pode te orientar melhor sobre cada procedimento. Procure a clínica na Rua Pedro José de Carvalho, ao lado da entrada principal do Hospital Sagrado Coração de Jesus. Esses e outros procedimentos estético você encontra na clínica Aline Leonel Estética e Saúde.

INFORME PUBLICITÁRIO

Matérias relacionadas