Notícias

Morte de Stan Lee gera comoção no mundo inteiro

Um dos criadores dos principais personagens da Marvel, Stan Lee, morreu ontem (12) aos 95 anos. Devido à idade avançada e com dificuldades para se locomover, o quadrinista sofria de várias doenças nos últimos anos, entre elas pneumonia e perda de visão. No ano passado Lee havia perdido a companheira, Joan, de 69 anos.

Seu rosto ficou conhecido após aparecer em praticamente todos os filmes e séries da Marvel, atualmente as cenas onde ele aparecia se tornaram umas das mais esperadas pelos fãs. O autor também já virou personagem em algumas revistas em quadrinhos e em vários desenhos pelo mundo.

A Rede Globo de Televisão fez uma homenagem discreta na “Tela Quente”, a emissora iria transmitir o filme Esquadrão Suicida, da concorrente da Marvel, DC Comics, e foi trocado para O Espetacular Homem-Aranha 2, um dos personagens de Lee.

A DC também prestou homenagem aos quadrinista, a empresa escreveu: ele (Stan) mudou a forma com que encaramos os heróis e os quadrinhos modernos sempre terão sua marca (tradução livre).

Quarteto Fantástico criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1961

Stan Lee ajudou a criar 65 personagens do universo Marvel, todos eles são utilizados hoje nas histórias em quadrinhos, filmes, séries e desenhos da “Casa das ideias”. Os principais deles e mais conhecidos do público são: o Quarteto Fantástico (Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa) criados em 1961, Homem-Formiga, Hulk, Homem-Aranha, Thor e Loki, em 1962, Nick Fury, Doutor Estranho, Homem de Ferro, Vespa e os X-Men originais (Anjo, Jean Gray, Ciclope, Homem de Gelo e Fera) em 1963, Demolidor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro em 1964, Raio Negro, dos Inumanos, em 1965, Pantera Negra, em 1966 e Falcão em 1969.

Todos esses personagens foram criados em parceria com outras grandes mentes dos quadrinhos mundiais: Jack Kirby, Steve Ditko, Bill Everett, Don Heck, Ernie Hart, John Buscema, Don Rico, Joe Orlando, Robert Bernstein, Larry Lieber e Gene Colan.

Esse grupo também criou outros personagens de grande importância para a Marvel, entre eles Charlie Xavier, Magneto, Fanático, Mercúrio e Feiticeira Escarlate, dos X-Men, os vilões: Galactus, Hela, Doutor Destino, o sexteto sinistro (Camaleão, Electro, Doutor Octopus, Mystério, Duende Verde e Abutre) e alguns secundários: Tia May e J. Jonah Jameson, do Homem-Aranha, Pepper Potts, auxiliar e romance do Homem de Ferro e a prima de Bruce Banner, Jennifer Walters, a Mulher-Hulk.

Cris Pratt posta foto em homenagem à Stan Lee em seu Twitter

Foram eles que resolveram criar os Vingadores e reunir vários super-heróis de diversas revistas em quadrinhos e criar um universo onde todos eles poderiam se encontrar e derrotar vilões extremamente fortes. Os atores que interpretam seus personagens no cinema e na televisão também prestaram homenagens. Pelo Twitter, alguns deles foram: Cris Pratt (Senhor das Estrelas dos Guardiões da Galáxia), Chris Evans (Capitão América), Hugh Jackman (Wolverine dos X-Men), Evangeline Lilly (Vespa) e Letitia Wright (Shuri, irmã do Pantera Negra).

Homenagem de Hugh Jackman à Stan Lee

O produtor cinematográfico e presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, também deixou seus agradecimentos ao quadrinista, “Ninguém teve mais impacto na minha carreira e em tudo que fazemos na Marvel Studios do que Stan Lee. Stan deixa um legado extraordinário que sobreviverá a todos nós”, em postagem no Twitter (tradução livre).

Stan Lee e Evangeline Lilly, foto publicada no Twitter da atriz

Veja abaixo os tributos do quadrinista brasileiroMaurício de Souza e do ilustrador americano Alex Ross à Stan Lee.

Tributo de Maurício de Souza à Stan Lee
O ilustrador Alex Ross também fez sua homenagem ao quadrinista

Agora os fãs apenas querem saber se havia dado tempo de gravar a participação de Stan Lee no último filme dos Vingadores, da chamada terceira fase da Marvel no cinema.

Matérias relacionadas