Economia

Neropolinos participam de cerimônia no Palácio do Planalto

Foto: Fabiano Rosa

Na manhã de ontem (24) o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC). Vários empresários de Nerópolis estavam no Palácio do Planalto no momento da cerimônia para apoiar a Lei que trará tantos benefícios para os micro e pequenos empresários.

Segundo o Ministério da Economia, com a criação do ESC, pessoas físicas poderão abrir uma empresa em suas cidades e emprestar dinheiro para os pequenos negócios, como cabelereiros, mercadinhos e padarias. Não há exigência de capital mínimo para abertura da empresa, mas ela não poderá ultrapassar a receita bruta de R$ 4,8 milhões.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Nerópolis (Acianer), Ancelmo Pereira, na prática, a criação do ESC é “para voltar a ter as casas de créditos, que existiam e os grandes bancos acabaram com elas. Isso é para ter mais concorrência com os bancos e movimentar o comércio local”.

A estimativa do governo é injetar R$ 20 bilhões na economia por ano, com a criação da ESC. Isso representa um crescimento de 10% no mercado de concessão de crédito para micro e pequenas empresas. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esse montante deve ser alcançado assim que as primeiras mil ESC entrarem em atividade.

“Com a medida, além de ter acesso a linhas alternativas de financiamento, as micro e pequenas empresas pagarão menos juros para contratar crédito e, com isso, contribuirão para o desenvolvimento da economia brasileira e para a geração de empregos”, disse em nota a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na oportunidade, o presidente da Acianer aproveitou para convidar deputados, senadores e ministros para participarem da 1ª ExpoNerópolis – Feira da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços de Nerópolis. A caravana que saiu de Nerópolis foi organizada pela Acianer em parceria com o Sebrae. 22 empresários neropolinos estavam na caravana.

Matérias relacionadas