Política

Nerópolis é uma das 28 cidades goianas sem pendências na União

O Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), uma espécie de Serasa das prefeituras, emite, para qualquer cidadão, a qualquer momento, um relatório indicando se o munícipio pode ou não receber recursos do governo federal. O sistema não informa atualizações dos gastos das prefeituras, por exemplo, ele apenas mostra quais documentos ainda não foram enviados pelas administrações municipais.

A situação irregular faz com que as prefeituras não possam firmar convênios com o governo federal e também impede que elas recebam verbas de emendas parlamentares, por exemplo. 218 municípios goianos têm pendências com a União, 197 deles têm população inferior à 50 mil habitantes.

No total são 15 itens analisados por esse sistema, os municípios goianos com mais pendências são Mambaí, Nova Roma e Planaltina, com nove pendências cada. Nerópolis faz parte da pequena lista de 28 municípios com dados regularizados. Isso não quer dizer que os municípios estejam, necessariamente, devendo alguma quantia financeira para a União, o CAUC indica apenas que faltam documentos que comprovem a regularização da documentação exigida.

Confira o relatório.

Matérias relacionadas