Cultura

Nova associação cultural de Nerópolis

Aconteceu ontem (14), no auditório da Biblioteca Municipal, a segunda reunião para criação de uma associação de artesãos, gastrônomos e artistas em nossa cidade. É a segunda vez que os profissionais da área tentam se reunir e criar uma instituição que represente e valorize os agentes culturais de Nerópolis.

A ideia é que uma associação possa divulgar todas as ações culturais, artísticas e gastronômicas de Nerópolis, de forma que exista uma representatividade e organização para buscar direitos e promover eventos sem uma ligação direta com o poder público. Mas sempre contando com o apoio de agentes políticos, empresários e amantes da cultura e da arte.

Em 2013, Natanael Ferreira, tentou criar uma associação desse tipo, mas não teve apoio social para seguir em frente com o projeto. Atualmente, a artesã Rejane Barbosa, com o apoio de uma comissão de artesãos, artistas e gastrônomos, que estão participando da Feira da Praça, se organizaram para, finalmente, criar a associação.

A reunião

Na noite de ontem o advogado Giovanni Machado, convidado pela comissão, esclareceu quais seriam as atitudes e os passos que os agentes culturais da cidade precisavam tomar para criar a associação. Ontem mesmo os membros fundadores já votaram e instituíram um nome e uma diretoria para alavancar o projeto e administra-lo pelos próximos dois anos.

Os membros, escolhidos por votação, para fazerem parte da diretoria foram: Rejane Barbosa, presidente; Ailton Ferreira, vice-presidente; Keslene Meireles, secretária e Andreia Cristina Chaves, tesoureira. Foram escolhidos também outros três membros para o conselho fiscal da associação.

Membros da diretoria: secretária Keslene Meireles, vice-presidente Ailton Ferreira, presidente Rejane Barbosa e tesoureira Andreia Cristina Chaves

Ao nomear a associação os membros escolheram fazer uma homenagem à um artista, que não nasceu em Nerópolis, mas que viveu aqui e desenvolveu um importante trabalho cultural em nossa cidade. O nome ainda não pode ser divulgado por questões referentes à direitos de uso de imagem do homenageado. Os membros já estão buscando formas de contatar os familiares do artista para utilização do nome.

Valorizar a prata da casa

Carta convide da reunião de implantação da associação cultural

Em sua carta convite, a comissão esclareceu o motivo da instituição de uma associação cultural em Nerópolis. “Defendemos a promoção de eventos culturais para colocar em destaque os artesãos e toda a diversidade de artes que a cidade produz”.

Diretoria e membros do conselho fiscal

A associação também pretende movimentar a economia de Nerópolis, gerando renda e “valorizando a prata da casa”, termo que utilizaram para defender a filosofia da instituição. Afinal, nossa cidade tem artistas talentosos que precisam ser vistos e divulgados fora do território do município.

Matérias relacionadas