setembro 15, 2019
Notícias

Número de queimadas no Brasil bate recorde

Entre janeiro e agosto de 2019, foram registrados 71.497 focos de incêndios florestais em todo o país, 82% a mais que os 39.194 ocorridos no mesmo período do ano passado. O bioma mais afetado foi o da Amazônia, com 51,9% dos casos, seguido pelo Cerrado, com 30,7%. O estado com o maior número absoluto foi o Mato Grosso, com 13.109 ocorrências de queimadas.

Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e causou discussão nas redes sociais. Algumas pessoas afirmam que não acreditam que os brasileiros “choraram tanto por Notre Dame e não se manifestaram contra as queimadas acontecendo no quintal”. Os defensores do meio ambiente subiram a hashtag #PrayForAmazonia para pedir a proteção da floresta.

Em Goiás o número também é alarmante, apenas no mês de junho, os focos de incêndio no estado foi 50% maior que o mesmo período de 2018. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) já contabilizou 2.369 ocorrências desde o início do ano. O número é bem menor que o de vários outros estados, mas, é bastante preocupante para a nossa realidade.

Em junho do ano passado foram registrados apenas 924 incêndios florestais, mês em que ocorre a maior parte dos casos ao longo do ano.

Matérias relacionadas