Saúde

OMS lança estratégia de prevenção contra uma nova epidemia global de gripe

Foto: Viaje Jet 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) haverá uma nova pandemia de gripe, só não se sabe ainda quando. A organização lançou ontem (11) uma estratégia mais abrangente e de maior alcance. “A questão não é se teremos outra pandemia, mas quando. Precisamos estar vigilantes e preparados. O custo de um grande surto de gripe superará em muito o preço da prevenção”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS.

O vírus influenza, que provoca a gripe, é um dos maiores desafios de saúde pública no mundo. A OMS estima que cerca de 1 bilhão de pessoas contraiam a doença todos os anos. Entre três e cinco milhões de pessoas, dentre as que contraem o vírus, desenvolvem um caso grave da doença, resultando uma média de 470 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas à influenza.

“A ameaça da gripe pandêmica está sempre presente. O risco contínuo de um novo vírus da influenza transmitido de animais para humanos causando uma pandemia real”, completou o diretor geral da OMS. A recomendação é que haja campanhas de vacinação anual. A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) ressalta que a imunização é fundamental, principalmente dos grupos de risco (crianças, idosos e profissionais de saúde).

Matérias relacionadas