Notícias

Placa do Mercosul entra em vigor em dezembro

Foto: Ministério das Cidades

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou ontem(30) que as placas com padrão estipulado pelo Mercosul para veículos começam a valer esse mês, cada estado terá um prazo específico. Em Goiás a exigência começa até o dia 10 de dezembro, lembrando que as placas são obrigatórias apenas para veículos novos ou para mudanças de municípios.

Nos outros estados os prazos são: Rio de Janeiro, até 3 de dezembro, pois o emplacamento já está sendo realizado; Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco e Rondônia, junto com Goiás, até o dia 10; Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, até 17 de dezembro; Acre, Alagoas, Maranhão,Paraná e Piauí, até dia 24 de dezembro; Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina,São Paulo, Sergipe e Tocantins, até o último dia do ano.

Fonte: Auto Esporte / G1

As novas placas devem ter o emblema do Mercosul,o nome e a bandeira do país, um código bidimensional, uma faixa holográfica, uma combinação de quatro letras e três números e um selo fiscal federal (chip).

Haverá diferenças de cores de acordo com a utilidade do carro: carros particulares marcas identificadoras pretas, carros oficiais marcas azuis, carros comerciais, vermelhas, diplomáticos, laranjas, especiais, verdes e de colecionador, rosas.

As dimensões das placas serão diferentes para carros e motos: os primeiros têm 40 x 13 centímetros e as das motocicletas 20 x 20 centímetros.

Matérias relacionadas