novembro 18, 2019
Notícias

Republicanos mantiveram maioria no Senado americano

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, disse que o resultado das eleições de meio de mandato foi um “tremendo sucesso”. Isso porque, mesmo perdendo a maioria na Câmara dos Representantes, o Senado ficou ainda mais republicano.

Em uma coletiva de imprensa, hoje (7), Trump parabenizou os republicanos eleitos e criticou aqueles que, mesmo sendo do partido, não apoiaram a candidatura do presidente e acabaram saindo derrotados da eleição. “Alguns decidiram por razões deles não apoiar, seja eu ou o que defendemos. Eles foram muito mal”, disse.

O presidente ainda declarou que pretende trabalhar com os democratas, que agora são maioria na Câmara e que o Congresso americano precisa se unir para discutir temas como infraestrutura e saúde. Mas Trump declarou também que não irá cooperar com os democratas, caso eles iniciem uma investigação contra ele.

O inquérito poderá ser aberto para apurar a suposta violação das leis de financiamento eleitoral e para averiguar as declarações de imposto do presidente, podendo levar até a um eventual processo de impeachment. “Se isso ocorrer, vamos fazer o mesmo e o governo será paralisado. Isso provavelmente será melhor para mim, politicamente, porque sou melhor nesse jogo do que eles”, protestou.

Resultados

A Câmara dos representantes tem agora 219 democratas e 193 republicanos, antes haviam 235 do mesmo partido de Donald Trump e 193 na oposição. No Senado os apoiadores do presidente mantiveram as 51 cadeiras, o suficiente para ser maioria já nos EUA o número total de senadores é 100, dois por estado.

Matérias relacionadas