Saúde

Vacina contra sarampo para jovens de 20 a 29 anos

Começa hoje (18) a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, em todo o país. O foco dessa etapa são as pessoas na faixa etária dos 20 aos 29 anos. O Ministério da Saúde considera esse público como “o mais difícil de ser alcançado”, já que a maioria trabalha ou estuda durante todo o horário comercial.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que esses jovens, provavelmente, nunca foram vacinados contra sarampo, ou se foram, não voltaram para receber a segunda dose. Ele acredita ainda que os jovens de hoje perderam a sensação de perigo com relação à doença, pois a mesma é vista como “comum” e que não causa nenhum impacto grande à saúde.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre o sarampo, a faixa etária da segunda fase da campanha foi a mais atingida pela doença e a que mais acumula casos confirmados. Desde julho desse ano foram 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos. Para atingir esse público, o ministério aposta em novas estratégias.

A principal delas é que haja uma parceria entre o governo federal, estadual e municipal, com a realização da campanha em locais de grande circulação e não necessariamente nas unidades de saúde.

Matérias relacionadas