Saúde

Vacinação contra gripe é ampliada em todo o país

A partir de hoje (22) outros grupos de risco passarão a receber a vacina contra a gripe. Agora podem ser vacinados idosos, profissionais de saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, indígenas, presidiários e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Além do primeiro grupo que já estava sendo vacinado desde o último dia 10, gestantes, puérperas e crianças.

Em Nerópolis, as vacinas estão disponíveis para gestantes, puérperas, crianças e trabalhadores da saúde, nas unidades de saúde Pedro Gomes, no Setor Sul e Maria Doralice, no Parque das Américas. O Otávia do Carmo continua trabalhando para manter em dia os cartões de vacinação, principalmente de crianças e, aplicando as vacinas de rotina.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 31 de maio, sendo o Dia D contra a gripe no sábado, dia 4 de maio. Em nossa cidade, neste dia, todas as unidades de saúde terão vacinas contra a gripe. Apesar de nacionalmente o grupo de imunização seja maior, em nossa cidade a vacina para idosos só estará disponível na próxima semana.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), crianças entre 6 meses e 9 anos que nunca foram vacinadas precisão tomar duas doses, com intervalo de um mês entre elas. A eficácia da vacina contra a gripe é de 60% a 70%, em média, de acordo com a SBIm, e ela pode cair para 40% em idosos e 50% em crianças. Porém, uma simples gripe pode acarretar doenças mais graves nos grupos de risco, por isso a imunização é tão importante.

Matérias relacionadas