Notícias

Vereadores votam construção da quadra do São Francisco

Foto: reprodução / TV Anhanguera

Em sessão plenária, na última segunda-feira (10), a vereadora Rejane Kátia Moreira colocou em votação um requerimento de uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) solicitando a construção de uma quadra coberta na Escola Municipal São Francisco de Assis, para que os alunos não precisassem se deslocar para algum ginásio de esportes para realizarem suas aulas de educação física.

Os vereadores da situação, Donizeth Lucas de Faria (Donizete da Lenha), Evandro Lemes (Evandro Multimaq), Narita Borges, Padre Valdemar Barbosa, Valdenir Garcia (Nenzão) e Vivaldo Alves (Vivaldão), votaram contra o requerimento. Segundo a vereadora Narita Borges, todos querem a construção da quadra, mas não seria preciso retirar da manutenção do aterro sanitário, pois existem outras formas de adquirir essa receita.

A autora do projeto, vereadora Rejane, disse que não tem sentido destinar verba para a manutenção do aterro sanitário. “A Prefeitura destina R$ 830 mil para a manutenção de um aterro sanitário que não existe”, afirmou.

Já a vereadora Narita argumentou que existe um projeto para a construção de um novo aterro e que a manutenção precisará ser realizada quando o mesmo estiver concluído. Ela constatou ainda que foi pedido, durante a sessão, que a professora Rejane mudasse apenas a redação do requerimento: retirando verba da festa de rodeio ao invés da conservação do aterro. “Seria mais fácil que nós aprovássemos retirar dinheiro de uma festa para a construção de uma quadra. A escola é mais importante que uma festa”, completou.


A Prefeitura destina R$ 830 mil para a manutenção de um aterro sanitário que não existe

Vereadora Rejane Moreira

O presidente da Câmara Municipal de Nerópolis, Padre Valdemar Barbosa, comentou sobre a emenda. “Não é necessária uma emenda para construção da quadra da Escola Municipal São Francisco de Assis, na LOA já existe uma verba destinada para a construção de duas quadras”, disse.

“Eu só coloquei a emenda em votação depois de consultar os advogados e contadores da Câmara, segundo eles quando é posto um objeto na LOA, os vereadores podem cobrar do prefeito a execução do projeto”, justificou a vereadora Rejane.

Todos os vereadores da oposição, André Luiz Ribeiro (André do Muro), Carlos Roberto Pereira (Carlinho Pesque-Pague), Hugo Gomes, João César Florentino e Rejane Kátia Moreira, votaram a favor do projeto. Segundo a enfermeira Narita eles fizeram a redação dessa forma para alegar que a situação é contra a construção da quadra. “Nós não somos contra”, afirmou.

O vereador Nenzão entrou em contato com a produção do Nossa Nerópolis e também falou sobre o assunto. Segundo ele, o deputado eleito Adriano do Baldy já garantiu que vai trabalhar pela nossa cidade e que vai enviar emendas para a construção da quadra da Escola São Francisco e também para outras unidades de ensino do município.

Matérias relacionadas